Saltar al contenido
Início » Ervas de Exu

Ervas de Exu

Ervas de Exu

Recentemente temos tido alguns leitores procurando pelas melhores e mais poderosas ervas de Exu para um assentamento, para um banho e até mesmo para uma boa defumação.

Existem diferentes plantas com diferentes propriedades. Algumas delas são boas para umas coisas, enquanto outras são excelentes para outras.

Então, torna-se importante saber distinguir e utilizar as diferentes ervas que a Umbanda nos oferece. É para isso que vamos esclarecer todas as dúvidas que você possa ter.

Abaixo tem todas as ervas que deve usar, juntamente com os seus benefícios mentais e espirituais.

Quais são as ervas de Exu?

Antes de mais nada, é extremamente importante saber quais são as ervas na generalidade e qual o seu papel. Fique sabendo que elas tem o grande poder de proteção do corpo e da alma, mas não só!

As ervas desta entidade são ervas quentes que trazem em seu uso os verbos eliminar, cortar, derreter, anular e dissolver. Por isto, não devem ser usadas na cabeça, em banhos usamos apenas do pescoço para baixo. 

Por serem energias vivas em contato com outras energias vivas, tendem a derreter os acúmulos energéticos negativos.

Estas energias negativas envolvem suas vítimas em camadas energéticas densas, que têm como finalidade travar os caminhos e canais de luz, que pode ser de pessoas ou de locais.

Por isto usamos as ervas para banhos, assentamentos e defumações.

Todas as ervas quentes:

As ervas quentes são aquelas que devemos usar em banhos, assentamentos e defumações. Tenha atenção, pois logo de seguida temos elas separadas.

  • Ora-pró-nobis;
  • Pinhão roxo;
  • Pimenta vermelha;
  • Beladona;
  • Urtiga;
  • Pimenta negra;
  • Aroeira;
  • Mamona.

Estas são ervas quentes, que se forem usadas para banho devem ser tomados de acordo com as orientações dos Exus.

Melhores ervas de Exu para assentamento

 ervas de Exu para assentamento
Folhas de Mamona: São as mais comuns num assentamento

Cada Exu terá seu assentamento, um será diferente do outro devido as qualidades de cada um, portanto não existe apenas uma erva para assentamento.

Existem algumas, um Exu pode não pedir erva nenhuma para um assentamento, apenas outros elementos.

Não se pode generalizar nada na Umbanda, principalmente quando estamos falando de Orixás, nada é igual ainda que seja para o mesmo Orixá.

Uma das ervas de assentamento é as folhas de mamona que geralmente são em número de sete, mas pode ser diferente se o Exu pedir mais de uma erva.

Uma outra erva também usada para assentamento de Exu é o xique xique, no geral, suas folhas circundam o trabalho que está sendo feito.

Mas volto a dizer, na Umbanda nada é generalizado, o mesmo Exu pode pedir em uma ocasião uma coisa e em outra ocasião, outra coisa.

Por isto antes de fazer qualquer trabalho e principalmente assentamento, pergunte ao Orixá o que é para ser feito e quando deve ser feito.

Lembre-se que assentar um Exu ou um Orixá é deixa-lo ali naquele local 24 horas por dia e isto não deve ser feito de qualquer maneira.

É claro que “deixa-lo ali 24h por dia” é força de expressão, o que mantemos ali são as forças deste Orixá que nos guardará e guardará a casa.

Melhores ervas de Exu um para banho

A melhor erva, vai depender da necessidade do consulente, às vezes dois consulentes como o mesmo problema, precisam de banhos diferentes e nem sempre o Exu recomenda as suas próprias ervas por não haver necessidade.

Eu chamo de banho SOS, um banho feito com:

  • 2 litros de água;
  • 1 punhado de casca de alho.

A casca de alho é uma erva forte e quente e de Exu, assim como o anho de sal grosso, este não é de Exu, mas é também um banho que ajuda muito com o assunto for energia negativa.

O banho tem que ser com ervas impares nunca em número par e já falamos sobre isto em outro artigo. Ervas pares anulam o efeito uma da outra, quando vamos tomar um banho de ervas devemos sempre usar em número ímpar.

O ideal é usar todas as ervas que a entidade passou, mas se não conseguir todas assegure-se de conseguir 1, 3 ou 5 delas.

O horário também é importante assim como a quantidade de dias que se deve tomar o banho.

Se o banho for de Exu, são banhos fortes e precisam ser tomados mais que um dia, no geral 7 dias e antes de dormir.

Ervas de Exu para defumação

Ervas de Exu para defumação
Cascas de Alho: São poderosas nas defumações!

Existem várias ervas que servem para fazer uma defumação bem poderosa. Felizmente, são todas simples e praticamente qualquer pessoa tem elas em casa.

Ervas para defumação:

  • Casca de alho;
  • Casca de cebola;
  • Fumo;
  • Nós moscada;
  • Pinhão roxo;
  • Quebra demandas.

Estas são algumas ervas para defumação de Exu, na verdade a defumação é para descarrego, limpeza e desagregação.

São ervas quentes e por isto diluem e afastam o mal que está no ambiente ou nas pessoas que serão defumadas.

Às vezes o Ele pede para o consulente defumar a casa ou local de trabalho, mas não necessariamente com as ervas de seu domínio.

Isto porque às vezes precisa apenas de harmonização e a defumação poderá ser feita com outras ervas. As normais como por exemplo: camomila, anis estrelado, erva doce, alfazema, entre outras.

A defumação deve ser feita em um turibulo o recipiente com carvão vegetal em brasa e com as ervas em folhas secas.

Algumas devem ser feitas da porta da frente até o fim da casa, outras devem começar do final da casa até a entrada, vai depender da finalidade.

Conclusão

Como dito em outro artigo, as ervas assim como as velas podem ser usadas por qualquer entidade. Um Exu por exemplo pode pedir para o consulente acender uma vela marrom para Pai Xangô e não uma preta para ele próprio, o Exu.

O banho pode ser de Mãe Iemanjá e não de Pombo gira ou de Exu. Tudo vai depender do que o consulente precisa, e como todos os Orixás tem acesso a todas as ervas e cores, eles podem usar na medida da necessidade e urgência.

Engana-se quem acha que Exu só trabalha com as cores pretas e vermelha, ou que come pimenta pura o tempo todo! Cada Exu ou melhor cada entidade trabalha da sua forma.

Tem Exus que pedem para acender velas brancas, e já sabemos que a cor branca serve para todos os Orixás e entidades até para os Exus.

Existem Exus que adoram trabalhos que usem pimentas e comem as pimentas incorporados. Há outros que não. Isto não faz um Exu melhor do que o outro, e já falamos sobre isto também.

Exu não precisa andar em cima de cacos de vidro para provar que é Exu. Exu é Exu e pronto!

Espero que conheça todas as ervas de Exu para banho, defumação e até mesmo assentamento! Utilize elas da melhor maneira a melhorar a sua vida.

Qualquer questão adicional, não hesite em deixar um comentário.

Laroyê Exu…. Exu é Mojubá!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.