Hoje vamos falar sobre o que o Exu Caveira faz na vida da pessoa, se ele é bom, mau e de toda a sua fama no mundo da Umbanda!
Esta entidade é conhecida como sendo má, mas será que este Exu do cemitério é assim tão mau quanto falam?
Na verdade, não é não! Mas vamos passar a explicar tudo ao longo deste artigo, vamos lhe mostrar aquilo que ninguém mostra e falar sobre aquilo que ninguém fala!
Então, se quer descobrir todos os segredos desta entidade, saber o que ele gosta, as oferendas e até mesmo as características dos filhos, apenas precisa continuar lendo logo abaixo.
Quem é Exu Caveira?
Existem várias lendas sobre a sua vida, mas a principal delas é que ele viveu na terra antes de se tornar entidade.
Viveu no antigo Egito, nasceu em 600 DC e viveu até 700 DC, ele fazia parte de uma família humilde que viviam em uma pequena aldeia, seu nome era Próculo.
Próculo era apaixonado por uma mulher e queria se casar, porém para isto era preciso pagar um dote para o pai, e ele ainda não tinha este dote.
Trabalhou muito e em pouco tempo era dono de quase toda aldeia onde vivia e já poderia pagar o dote ao pai da mulher que ele amava.
Porém sem que ele soubesse, seu irmão pagou primeiro o dote e se casou com a mulher que Próculo amava.
Ele ficou com muita raiva, mas não fez nada por se tratar do seu irmão.
Sua aldeia só crescia e prosperava muito o que acabou causando inveja em outras aldeias, uma delas resolveu atacar a aldeia de Próculo e levou quase tudo que tinham além de matar muita gente.
Próculo inconformado com aquele ataque, organiza um ataque surpresa contra a aldeia que havia os atacados.
Chegaram de surpresa e mataram muita gente, mulheres, crianças, gente inocente, mas como estavam em número menor foram capturados pelos homens daquela aldeia.
Restaram apenas 49 deles, e todos os 49 foram queimados vivos em uma grande fogueira.
Daí surgiu a sua falange…
E foi desta forma que surgiu a falange de Exu Caveira com 49 espíritos de homens e mulheres:
- João Caveira;
- Caveirinha;
- Rosa Caveira;
- Caveira;
- Quebra Ossos;
- entre outros.
Cada um deles com mais 7 Exus ao seu comando, que por sua vez tinham mais 7 exus e assim por diante.
Podemos por esta história ou lenda, imaginar o tamanho das falanges de Exus não só dos Caveiras, mas de todos os outros.
Esta não foi sua única encarnação, a lendas que contam que ele encarnou no Brasil na época colonial, e junto com ele os 49 que morreram queimados naquela batalha entre aldeias.
O que o Exu Caveira faz na vida da pessoa?
Exu Caveira trabalha principalmente contra as energias negativas, mas isto não quer dizer que ele só trabalhe com isto, ele pode nos ajudar em todos os outros setores de nossas vidas, sorte, dinheiro, trabalho, amor, saúde, porém ele trabalha muito mais com assuntos de desencarne.
É responsável, portanto, em ajudar os espíritos desencarnados a ganharem suas evoluções e não regredirem em seus conhecimentos.
Este Exu é bastante antigo e amigo e é capaz de realizar grandes milagres na vida de uma pessoa, mas pode também se tornar um tormento para aqueles que não souberam respeitar a vida.
Exu Caveira é um grande protetor dos que são merecedores de sua proteção.
Ao contrário do que falam, ele não é rude e grosseiro, muito pelo contrário ele é brincalhão, mas não foge de suas obrigações e quando é preciso brigar com um consulente ele briga e não mede as palavras para isto.
Características dos filhos de Exu Caveira
Filhos de Exu costumam ter um comportamento muito peculiar.
São contraditórios, dizem não quando querem dizer sim, vai a lugares que sabia que não poderia ir só por teimosia. A contradição é nata nos filhos de Exu.
São pessoas muito ligadas ao sexo, apesar de não serem tão bonitos, eles exercem uma fascinação no outro, são sensuais, grandes amantes, são considerados conquistadores e por isto vivem muitas paixões. A reciprocidade no amor é muito importante para um filho de Exu, se eles sentem amados, amam em dobro, mas se não se sentem amados, machucam muito o outro.
São cheios de manha, gostam sempre de dar a volta por cima, uma brincadeira aqui, uma mentira acolá, um dinheiro que ficou devendo e vão levando a vida, em festas adoram se embriagar e acabam importunando as pessoas com seu jeito um tanto quanto expansivo.
São muito prestativos e alegres, difícil ficar ao lado de um filho de Exu e não morrer de ir com suas brincadeiras, e estão sempre a disposição para ajudar o outro.
Filho de Exu está sempre envolvido em alguma encrenca, isto porque são provocadores, seja em qualquer assunto, até o que ele não domina, adora provocar, contradizer e isto gera sempre conflitos.
Oferenda para Exu Caveira
Nunca faça uma oferenda sem que ela tenha sido solicitada, principalmente para Exu, os elementos de cada entrega, assim como a sua quantidade, é especifica para cada tipo de situação. Por isto só faça entregas e oferendas se for solicitado.
- Folhas de mamona roxa;
- Alguidar;
- Bife cru;
- Farinha de mandioca;
- Cebola roxa;
- Azeite de dendê;
- Pipoca;
- Milho de galinha;
- Cachaça;
- Copo virgem;
- Fósforos;
- Velas, vermelha, branca e preta.
A quantidade de cada elemento e a forma de fazer será dita pelo Exu, assim com a entrega, que poderá ser no Cemitério que o local do Exu Caveira ou na encruzilhada se sua demanda necessitar disto.
Por isto que devemos sempre passar em consulta com uma entidade, antes de sair por aí fazendo as coisas sem nenhum fundamento.
O que Exu Caveira gosta de beber e comer?
Em terra quando um médium está incorporado com um espirito que trabalha na linha de Exu Caveira, ele pode pedir um bife apenas passado no azeite de dendê.
Gosta de whisky mas pode beber cachaça, e fuma charutos de boa qualidade.
Mas não é sempre que tem bife para Ele, mas a bebida e o fumo não podem faltar.
Ponto riscado e cantado
Todo mundo gosta de ouvir um bom ponto cantado e riscado desta entidade. Então, decidimos separar aqueles mais bonitos e animados para lhe mostrar! Abaixo tem o cantado e logo de seguida a versão riscada.
«Quando o galo canta é madrugada,
Foi Exú na encruzilhada, batizado com dendê.
Rezo uma oração de traz pra frente,
Eu queimo fogo e a chama ardente aquece Exú , Ô Laroiê.
Eu ouço a gargalhada do Diabo,
É Caveira, o enviado do Príncipe Lúcifer.É ele quem comanda o cemitério,
Catacumba tem mistério, seu feitiço tem axé. Ê Caveira!Ê, Caveira, afirma ponto na folha da bananeira, Exú Caveira! (x2)
Na Calunga, quando ele aparece,
Credo e cruz, eu rezo prece pra Exú, dono da rua.
Sinto a força deste momento,
E firmo o meu pensamento nos quatros cantos da rua.E peço a ele que me proteja,
Onde quer que eu esteja ao longo desta caminhada.
Confio em sua ajuda verdadeira,
Ele é Exú Caveira, Senhor das Encruzilhadas. Ê Caveira !Ê, Caveira, afirma ponto na folha da bananeira, Exú Caveira! (x2)»
Saudação desta entidade
Tal como era previsto, muitas pessoas gostam de conhecer as saudações das diversas entidades da Umbanda.
Felizmente, temos algumas para lhe mostrar. São as mais conhecidas de todas e as mais usadas nos dias de hoje.
A mais comum é: «Peço licença ao povo de lá» e também «Peço licença à calunga» e «Caveira vem saudar».
Existem ainda outras saudações bem bonitas para esta entidade, porém essas são as mais conhecidas de todas. Se quiser mais algumas, apenas precisa deixar um comentário neste artigo.
Conclusão
Sou muito suspeita para falar quando o assunto é Exus ou Pombo Giras, porque me sinto sempre na obrigação de desfazer o mal-entendido que existe para com estes guardiões.
São espíritos de Luz, que trabalham para a Lei Maior, e que só praticam o bem, Exu não pode fazer o mal, ele estaria indo contra a Lei Maior, e o que ele menos quer é estar abaixo da Lei.
Então quando alguém disser que Exu é do Mal, pode ter certeza que esta pessoa nunca falou com um Exu de verdade.
Espero que saiba tudo o que precisa sobre esta entidade e que tenha ficado a saber que ela não é tão má quanto aparentam ser, mas sim alguém bom o bondoso.
Laroyê Exu! Exu é Mojubá!